História

HISTÓRIA DE SURGIMENTO DOS MOTO CLUBES 

A história dos motoclubes é fascinante e está intrinsecamente ligada a um sentimento de liberdade, companheirismo e, por vezes, rebeldia. Sua origem remonta ao final do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que o movimento ganhou a forma e a visibilidade que conhecemos hoje.

Os primeiros clubes de motociclismo surgiram de forma bastante informal, com grupos de amigos que compartilhavam a paixão pelas motocicletas. Um dos primeiros registros é o Yonkers Motorcycle Club, fundado em Nova York em 1903. 

A Origem do 1%

Os clubes 1%, ou 1%ers, são motoclubes que se identificam abertamente como “fora da lei”. Em 1903, na pequena cidade de Hollister, Califórnia, um evento anual de motociclismo atraiu um número de participantes muito maior do que o esperado. O que começou como uma celebração pacífica se transformou em uma confusão generalizada. A mídia sensacionalizou o ocorrido, retratando os motociclistas como arruaceiros e delinquentes.

A American Motorcyclist Association (AMA), na tentativa de se distanciar da imagem negativa, emitiu uma declaração afirmando que 99% dos motociclistas eram cidadãos cumpridores da lei, e apenas 1% eram “bandidos”. Em vez de se sentirem ofendidos, esses grupos que não se encaixavam no perfil de “cidadãos de bem” abraçaram o rótulo. Eles passaram a usar um patch com o símbolo “1%” nos seus coletes, assumindo com orgulho a imagem de rebeldes e renegados.

Os motoclubes 1% mais conhecidos no mundo incluem nomes como:
Outlaws – Fundado em 1935, McCook, Illinois. 

Hells Angels – Fundado em 17 de março de 1948, Fontana, Califórnia. O mais famoso MC pelo livro de Hunter S Thompson e pela “obra” de pessoas como Ralph “Sonny” Barger, fundador do capítulo de Oakland. 

Gypsy Jokers – Fundado em 1956 na Califórnia. 

Pagans – Fundado em 1959 em Maryland. 

Bandidos – Fundado em 4 de março de 1966, San Antonio, Texas.

Warlocks – MC fundado em 1967 na Flórida. 

Mongols – Fundado em 1969, Montebello na Califórnia. 

Eles são conhecidos por terem uma estrutura muito rígida, códigos de conduta próprios e, muitas vezes, por estarem envolvidos em atividades que a lei não aprova. A mídia, em geral, os associa a gangues de motociclistas.

Apesar da conotação negativa, é importante notar que a maioria desses clubes é legalmente registrada. Eles usam a imagem de “fora da lei” para criar uma identidade forte e intimidar rivais, mas operam dentro de uma estrutura organizada e hierárquica.

No Brasil, o conceito de “1%” é muitas vezes banalizado. No entanto, em outros países, essa designação é levada muito a sério. Vários desses clubes operam de forma territorialista e estão envolvidos em atividades criminosas como tráfico de drogas, armas e prostituição.

A Influência da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial teve um papel crucial na formação da cultura motoclubista. Muitos veteranos de guerra retornaram para casa com uma necessidade de reencontrar a camaradagem e a adrenalina que experimentaram no campo de batalha. As motocicletas, muitas vezes usadas no exército, se tornaram o veículo ideal para essa busca.

Esses ex-combatentes, acostumados com a hierarquia militar e a vida em grupo, trouxeram esses valores para a formação dos motoclubes. A estrutura organizada, com cargos como Presidente, Vice-Presidente e Sargento de Armas, a disciplina e o senso de irmandade são reflexos diretos dessa herança militar. 

A formação

Os motoclubes são geralmente estruturados com base em um regimento interno e uma hierarquia de graus. Nesses documentos, são definidos a sua denominação, sede, patrimônio e os cargos de liderança, como presidente, vice-presidente, diretor regional, secretários, tesoureiros, diretores de eventos, entre outros. Um estatuto dita as regras que todos os membros devem seguir.

A sigla MC, no Brasil, é a abreviatura de Moto Clube, com o plural sendo MCs. No exterior, MC significa Motorcycle Club e é usado por clubes legítimos e tradicionais. Para entender melhor, é interessante voltar no tempo e ver como tudo começou.

A discussão sobre qual foi o primeiro motoclube do mundo e do Brasil ainda persiste. No Brasil, muitos apontam o Moto Clube do Brasil (Guanabara), fundado em 1927 no Rio de Janeiro, como o pioneiro. No entanto, o Moto Clube Campos é o mais antigo com registros atuais, estando próximo de completar um século.

Nos Estados Unidos, há registros de que o primeiro moto clube foi o “Motormaids Inc”, formado por mulheres em 1940. Ao contrário do que se pensa, as Motormaids são o motoclube mais antigo a possuir um Certificado e Carta Patente, antecedendo clubes famosos como o Hells Angels e Outlaws MC. Embora seja o precursor, ele não tem um grande volume de membros, pois não há um controle da quantidade de integrantes.

A década de 1950 marcou o período mais sombrio do motociclismo. Motociclistas começaram a formar grupos maiores, alguns sem muito controle, praticando atos imprudentes e se envolvendo em conflitos. Esses grupos passaram a ser vistos como gangues que defendiam seus territórios, e essa imagem foi bastante valorizada em filmes de Hollywood.

Apesar disso, essa mesma década viu a internacionalização dos motoclubes, que passaram a seguir padrões internacionais de relacionamento e irmandade. No Brasil, essa época foi o ponto de partida para dois motoclubes famosos: Zapatas (SP) e Balaios (RJ).

Por muito tempo, o Hells Angels MC (fundado em 1948) foi considerado o maior motoclube do mundo. No entanto, em 18 de março de 2024, ele foi superado pelos Insanos, que contam com mais de 15 mil membros.Ao longo dos anos, outros motoclubes se destacaram. Os Abutres, por exemplo, já foram considerados o maior do Brasil, mas perderam o lugar para os Bodes do Asfalto. Criados em 1989, Os Abutres ainda são um dos mais conhecidos do mundo, com mais de 8 mil membros.

Hierarquia – Ou “estágios de afiliação em um motoclube

Hang Around (Camisa)

Este é o primeiro estágio. O hang around é um indivíduo que deseja se juntar ao clube e começa a frequentar os eventos e as reuniões sociais. Ele não tem nenhum tipo de afiliação formal ou responsabilidade, e ainda não pode usar o colete do clube. É um período de observação mútua: o novato conhece os membros e a cultura do clube, e os membros, por sua vez, o avaliam para ver se ele se encaixa.

Prospect (pp ou prospero)

O termo prospect (ou pp) se refere a uma pessoa que foi aceita para iniciar um período de avaliação formal. Agora ele pode usar um colete do clube com o primeiro “patch” (ou brasão) que geralmente indica a palavra “prospect” ou as letras “pp”. Neste estágio, ele já assume algumas responsabilidades, como auxiliar em tarefas do clube, mas ainda não é um membro pleno. Este é um período de teste rigoroso para provar seu compromisso, lealdade e respeito às regras do grupo.

Meio Escudo

O meio escudo é um membro que ainda está em um estágio intermediário de afiliação. Ele usa o colete, mas ainda não tem todos os patches do clube, como o brasão principal ou o nome do clube. Este estágio pode ser considerado uma espécie de “meia-aprovação”, onde o indivíduo já tem uma posição mais sólida que um prospect, mas ainda não conquistou a confiança total para se tornar um membro pleno.

Full Patch (escudo completo)

O full patch (ou escudo completo) é o membro pleno do motoclube. Ele passou por todos os estágios anteriores e foi formalmente votado e aceito pelos demais membros. O full patch usa o colete com todos os brasões do clube, incluindo o principal, o nome e os emblemas que representam a sua posição ou afiliação. É o estágio final e representa o maior nível de comprometimento e lealdade ao motoclube.